sábado, 15 de janeiro de 2011

Um pouco da minha religiosidade ....

Aqui irei falar um pouco da Linda Yansã ... Com ela eu me identifico bastante, forte, destemida, guerreira, não se deixa abater por nada, vaidosa ... Quando escuto seus cantos me elevo, fico leve, feliz, mais confiante ... Por isso quero compartilhar um pouco com vocês a minha religiosidade, minha crença, e aos leitores desculpem-me caso não agrade ... Mas nem o maior HOMEM conseguiu agradar a todos porque eu uma mera mortal conseguiria ?? Aqui apenas está um pouco de mim, da minha personalidade, dos meus conceitos, da minha crença e religião ... Bem aproveitem, curtam e caso se interesse procurem saber um pouco mais dessa religião tão criticada ... Um forte abraço ... !!! 
IANSÃ GUERREIRA

Reza a lenda, proveniente da Nação Africana, que Iansã foi casada com Ogum e depois com Xangô, seu verdadeiro amor. Possui temperamento forte, é uma guerreira destemida, tendo a fama de não querer a maternidade como Oxum e Yemanjá. 
Suas filhas são belas e sensuais e sempre ocupam posição de destaque. Ambiciosas e vaidosas, não saem de casa se não estiverem impecáveis, mesmo que por dentro estejam um caco. Vamos sofrer, mas com dignidade e sempre prontas para uma eventual foto. São alegres e divertidas e acham muito desagradável a companhia de pessoas deprimidas. Com uma filha de Iansã por perto ninguém fica deprimido. 
São cáusticas nas suas observações, mas assim como criticam, amparam, desde que não estraguem a sua ida para uma festa ou viagem, coisa que mais adoram fazer.
Por serem audaciosas, poderosas, autoritárias e dinâmicas, as filhas de Iansã estão sempre procurando algo para se ocupar. Jamais passam despercebidas. São agressivas, mas podem ser doces e meigas, quando possuem interesse em seduzir algum homem.

Canto de Iansã
"Iansã... orixá de Umbanda
Rainha do nosso Congá
Saravá Iansâ lá na Aruanda,
Eparrei, Eparrei, Iansã
Venceu demanda
Iansã, saravá Pai Xangô
No céu o trovão roncou
E lá na mata o leão bradou
Saravá Iansã
Saravá Xangô
E lá na mata o leão bradou
Saravá Iansã
Saravá Xangô"

Oração a Iansã 

Senhora das minhas incertezas, senhora das minhas instabilidades. Senhora do confronto e das dúvidas, senhora de minha alma. Senhora cúmplice da justiça, senhora companheira do arco-íris. Evapore as águas para o céu e faça meu espírito vencedor. Senhora das senhoras do trovão, senhora dos 7 ralos da emoção, faça com que se cumpra o desejo de Olorum. Senhora da continuidade e da união, senhora da sabedoria e do movimento. Senhora soberana dos ventos que venceu os inimigos e poderosos lance sua piedade sobre mim !! 
Ó grande Rainha da Nação Africana!! Corte com sua espada os meus empecilhos. Estale o seu chicote em meus caminhos e me cubra com seu véu mágico da bondade !! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário