quarta-feira, 9 de março de 2011

Plágio ... Diga NÃO !!!!!

Venho aqui dar o apoio a Blogs que eu admiro muito e respeito ... Esse lance de Plágio tá tão "banalizado" que quase ninguém dá importância a tal fato, mas saiba que muitos são prejudicados com isso. Fotos, vídeos e outros artigos lançados na Net sem autorização, textos, poemas, contos também são alvos de Plágio. O pior vem de Monografias descaradamente copiados, alunos que passam de ano a custos de outras pessoas. Devemos acabar com essa prática tão chata e aborrecedora. Vim aqui em apoio ao Blog  http://helenatl1.blogspot.com/ que contém o verdadeiro texto sobre o assunto. Os Blogs que queiram participar colem somente o Link para que vá direto ao assunto ou postem algo sobre o assunto e assim façamos uma bela força contra isso ... 

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

O plágio é considerado antiético (ou mesmo imoral) em várias culturas, e é qualificado como crime de violação de direito autoral em vários países.

O que pode fazer o autor quando é vítima de plágio?
A ação que você tomará depende muito de sua intenção e da gravidade da cópia. Você pode simplesmente relevar a situação se entender que você está sendo beneficiado com fluxo de visitantes vindos da cópia. 
Mas, normalmente, entrar em contato com o autor, seja por e-mail, formulário de contato ou comentário no próprio artigo copiado, informando trata-se de cópia e citando o link para o artigo original. Com isso, a pessoa terá ao menos ciência de que você sabe o que ela está fazendo e pensará melhor antes de repetir a cópia. Dá também a ela a chance de se redimir do erro.

Agora, se você se sentiu prejudicado por isso, há medidas que podem ser tomadas:

Contate o autor e solicite que seja citada a fonte ou que o conteúdo seja removido.
Se ele não responder, contate o provedor de serviço onde o conteúdo está hospedado, informando o problema.
Se você já foi prejudicado nos resultados do Google, entre com um pedido de reconsideração, explicando a situação. 
Caso seu conteúdo tenha sido copiado em um blog do Blogger, há um formulário on-line para a denúncia (dica do Usuário Compulsivo).
Caso o site que fez a cópia utilize algum serviço de publicação de anúncios, como o AdSense, Buscapé, Submarino ou outros, você pode informar isso ao programa que ele utiliza.




2 comentários:

  1. Meu docinho de pimenta!

    Só pra avisar, coloquei o link desse seu post no meu blog, achei importante divulgar todos os posts dessa campanha, espero que não se importe.

    Miaubeijos com carinho =^.^=

    ResponderExcluir
  2. Oi Pimentinha!
    Obrigada pelo apoio!
    passo a te seguir!
    BJOS
    Lena

    ResponderExcluir